Armazenamento de Vinho – Dos piores aos lugares ideais para preservar as garrafas

You are currently viewing Armazenamento de Vinho – Dos piores aos lugares ideais para preservar as garrafas

Armazenamento de Vinho – Você sabia que o ambiente de armazenamento errado pode afetar negativamente o seu vinho depois de apenas algumas semanas e reduzir substancialmente a vida útil do seu vinho? Temperaturas inconsistentes, calor excessivo e exposição à luz causam características indesejáveis, como perda de sabores de frutas e florais, aromas desagradáveis ​​ou oxidação.

Confira os lugares onde você pode armazenar seu vinho e quais você deve tentar evitar.

Piores Lugares de Armazenamento de Vinho

Surpreendentemente, um dos piores lugares para armazenar vinho é na cozinha. Isso inclui perto ou acima do fogão e forno, ou ao lado da geladeira – o que dissipa uma quantidade considerável de calor durante os ciclos do compressor.

A flutuação da temperatura é uma das piores coisas para o seu vinho. Da mesma forma, armazenar vinho em um ambiente sempre quente, como uma garagem ou sótão voltado para o oeste, irá literalmente cozinhar seu vinho, resultando em sabores flácidos de ‘frutas estragadas’.

 Armazenamento de Vinho

Outra opção desastrosa é armazenar seu vinho em prateleiras perto de uma janela ou porta de vidro sob a luz direta do sol, onde o vinho ficará exposto à luz excessiva. A luz ultravioleta, em particular, causa compostos de sulfeto de hidrogênio no vinho, que afetam a cor e os taninos do vinho. Retira o vinho dos sabores naturais da fruta e torna-o plano e sem vida.

Lugares nem tão bons assim

Infelizmente, essa categoria cobre muitos dos lugares que geralmente consideramos adequados para o armazenamento de vinho, como embaixo de uma escada ou casa, em um porão ou em caixas de isopor.

A temperatura ideal de adega do vinho é entre 12ºC e 14ºC. Armazenar vinho abaixo de 10 ° irá retardar a maturação, enquanto acima de 16 ° irá envelhecer o vinho prematuramente. Este não é um intervalo amplo e a variação constante entre os dois pode causar uma quantidade surpreendente de danos à estrutura e expectativa de vida de um vinho.

De fato, um estudo de 2014 conduzido pelo Fondazione Edmund Mach Institute na Itália descobriu que o vinho armazenado em casa envelhece quatro vezes mais rápido do que quando armazenado em uma adega adequada e tinha um sabor mais suave.

Armazenamento de Vinho Caixas

O pesquisador principal, disse: “Depois de seis meses em condições domésticas, o vinho na garrafa estava aproximadamente tão ‘velho’ quanto uma garrafa do mesmo produtor armazenada por dois anos em condições de adega.

O vinho armazenado em casa envelhecia cerca de quatro vezes mais rápido ”. A conclusão a que se chegou foi que mesmo pequenas mudanças na temperatura de armazenamento podem afetar gravemente o seu vinho.

Além disso, ambientes de baixa umidade (abaixo de 50% higrometria) ressecam as rolhas, tornando-as quebradiças e encolhendo, o que permite que o ar entre na garrafa. Você pode reconhecer um vinho oxidado por meio de odores desagradáveis ​​e desagradáveis, e descoloração de roxo ou vermelho para marrom.

O lugar ideal de Armazenamento de Vinho

Excluindo todos esses lugares, onde você deve armazenar seu vinho?

Embora pareça óbvio, o melhor lugar é aquele que foi projetado especificamente para acomodar as necessidades de seus vinhos:

  • Uma adega subterrânea natural fresca
  • Uma adega construída para esse fim
  • Uma adega climatizada.

Essas opções evitam que os vinhos se estraguem devido ao estresse do ambiente e permitem que eles amadureçam em um ritmo constante.

Uma adega ou adega bem feita reproduz as condições encontradas nas melhores adegas subterrâneas naturais, controlando a umidade, a temperatura e a luz ultravioleta – e pode efetivamente prolongar substancialmente a vida útil do seu vinho.

Conclusão

Embora você possa presumir que uma geladeira comum ou refrigerador de vinho seja uma boa alternativa, infelizmente eles geram rajadas intensas de ar frio, criando grandes flutuações de temperatura e removem a umidade do ambiente, fazendo com que as rolhas sequem.

Além disso, uma adega climatizada para vinhos é tipicamente equipada com um compressor especial de ciclo lento alojado fora da unidade em almofadas de borracha, para proteger suas garrafas de vibrações que estragam e envelhecem prematuramente o vinho e garante a circulação de ar frequente para limitar crescimento de mofo em rolhas e rótulos.

Se você ainda não tem a solução certa de armazenamento para sua casa, você também pode procurar em adegas externas ou apenas comprar vinho para desfrutar imediatamente. No entanto, você perderá as alegrias de ter uma adega em casa ou só poderá armazenar uma quantidade limitada de garrafas.

Espero que tenha gostado! Marcas de Produtos

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário