Gin – Provavelmente, tem suas origens em licores produzidos na Idade Média, com referências a um espírito aromatizado com “genebra” mencionado em um manuscrito flamengo do século XIII.
Por volta de 1600, os holandeses estavam produzindo gin para valer, com centenas de destilarias apenas na cidade de Amsterdã.
O gin, como tantas outras coisas (vêm à mente Coca-Cola e heroína), foi originalmente produzido como remédio. Era distribuído por “químicos” para o tratamento de doenças como gota e dispepsia.
O gin ganhou popularidade durante a Guerra dos Trinta Anos, quando os soldados britânicos lutando em terras holandesas foram reforçados com “Coragem Holandesa”, você sabe, bebendo.
A Expansão
Não demorou muito para que este licor adorável atravessasse o Canal da Mancha em grande estilo. Na segunda metade do século XVII e nos primeiros anos do século XVIII, o gin ganhou popularidade rapidamente na Inglaterra, consolidando a associação que ainda mantém com aquele país.
Na verdade, por volta do ano de 1720, alguns especialistas estimam que cerca de um quarto das famílias em Londres, frequentemente, produzia seu próprio gin. O período da histórica cidade ficou conhecido como “The Gin Craze”, uma era que foi tão impressionante que o Parlamento teve de aprovar nada menos que cinco atos legislativos importantes ao longo de 22 anos, em uma tentativa vão de controlar o consumo.
O Gin na era moderna
O gin permaneceu popular entre os britânicos, notável por seu uso por soldados e colonos que viviam em terras propensas a infecções de malária: era excelente para mascarar o sabor desagradável e amargo do remédio antimalárico, uma necessidade para os estrangeiros suscetíveis.
Este elixir médico evoluiu para o Gin Tônica que conhecemos e amamos até hoje. Na era moderna, o teve um ressurgimento em popularidade à medida que a mixologia e os drinks se tornaram popular.
Certos tipos de podem ser apreciados puro ou com gelo, como o Bombay Sapphire, uma variedade produzida com nada menos que 10 “botânicos”, incluindo junípero e capim-limão.
Outros gins são perfeitamente adequados para misturar em coquetéis. Tanqueray vem à mente: ele é destilado de acordo com a mesma receita básica há quase 200 anos. E para que conste, isso o torna relativamente novo. Muitas destilarias vêm produzindo o mesmo tipo de desde o início do século XVIII.
Espero que tenha gostado! Marcas de Produtos