História e Origem da Vodka – As origens da vodka estão envoltas em mistério. Várias nações, incluindo russos, poloneses, ucranianos, finlandeses, reivindicam a paternidade da bebida. Tanto a Rússia quanto a Polônia possuem uma longa tradição de preparação do álcool mais cobiçado do norte e do leste da Europa.
No entanto, o nome vem do diminutivo da palavra eslava “voda” que significa água, inspirada no latim “aqua vitae”, que significava todas as bebidas fortes da Idade Média.
Portanto, presume-se que o tipo de álcool seja proveniente dos povos eslavos que ocuparam o nordeste da Europa. As baixas temperaturas dificultavam a comercialização de vinho e cerveja, pois congelavam nos meses de inverno.
No início, por volta do século 12, a vodka era usada como anestésico e desinfetante, sendo destilada do centeio.
Apenas dois séculos depois, os efeitos venenosos do excesso são descobertos.
Desde 1300 é produzido para consumo.
Acreditava-se que a bebida tinha um espírito próprio, razão pela qual era usada em cerimônias religiosas. De mão em mão passou uma vasilha que às vezes continha mais de 4 litros de vodca, e aqueles que não consumiam eram considerados incrédulos.
A Evolução – História e Origem da Vodka
À medida que sua popularidade aumenta, a vodka não é mais destilada do centeio, mas da batata. A batata era muito mais comum e fácil de processar do que os cereais. Mas à medida que a vodka começa a perder seu status de produto caseiro, a batata não é mais usada.
Hoje, a maioria das marcas de vodka tem centeio, trigo, cevada e, na maioria das vezes, milho.
Os russos deram o primeiro gole? Talvez, mas descobrem com os mercadores genoveses, que trazem o grande Dmitry Donskoi a Moscou, para tratamento.
Diz a lenda que em 1430 o monge Isidor do mosteiro de Chudov inventou a primeira receita de vodka russa, conhecida como “vinho de pão”, porque era destilada do trigo. Nesta época, a bebida está sob o monopólio imperial, que só pode ser produzida pelo czar e pelos boiardos.
A Vodka financiou czares
A vodca começou a ser destilada no século 14. O monopólio de produção e venda de vodca pelo governo começou com Ivan 3º, em 1474. Os czares seguintes o renovaram. “Os nobres recebiam o direito de produzir e vender. Quanto mais alto o posto, mais litros podiam produzir.”
Na época de Ivan, o Terrível, foram abertas kabaks (o único lugar onde o homem comum pode obter sua força), tabernas onde se bebia de tudo, gerando ainda mais recursos para o governo. No início do século 18, Pedro, o Grande formou o novo Exército russo. Os soldados ganhavam vodca como parte do pagamento. Assim como ganhavam refeições, ganhavam vodca. Bebia-se tanto que o czar Nicolau Segundo instituiu restrições sobre a venda de álcool em 1914.
Os bolcheviques nacionalizam destilarias, o que faz com que os antigos produtores fujam para o oeste, sendo o mais famoso Smirnoff, o que revitaliza seus negócios em Paris. Os comunistas retomaram rapidamente a produção devido à grande demanda, mas a qualidade da bebida diminuiu.
Gorbachev tenta aplicar a perestroika no campo do álcool, mas essa proibição também falha. Os historiadores russos avançam até o século IX como o início da produção de vodka, mas a destilação só pode ocorrer pelo menos dois séculos depois.
Diferentes métodos de destilação – História e Origem da Vodka
Poderíamos dizer que as técnicas de destilação evoluíram entre os séculos XII-XV, quando o mel passou a ser utilizado para melhorar o sabor da bebida.
No século XVIII, aproveitou-se das propriedades do carvão para filtrar a mistura para se livrar dos ingredientes indesejáveis, mas o destilado teve que ser diluído antes da filtragem. A destilação melhora com a introdução de várias ervas e especiarias.
Apesar de outras variedades de vodka que os russos conhecem, durante muito tempo tudo à base de centeio teve a maior valorização.
Mas os poloneses também têm uma tradição própria. Desde o século VIII, o álcool forte é descoberto quando o vinho congela no inverno, mas a solução é usada apenas para tratamentos.
Isso foi até o século XV, quando foi produzida a gorzalka, vinho alcoólico, como resultado da destilação da aguardente do vinho. Historiadores poloneses afirmam que a vodka foi produzida pela primeira vez em 1405 na Polônia e somente mais tarde na Rússia.
Até o século XVI, o rei Obracht da Polônia permitia a venda de álcool. Mais tarde, em 1572, ele limitou a produção, cobrando um imposto de 10%.
Apenas no século XVII, entretanto, a vodka se tornou uma bebida nacional e as técnicas de destilação avançaram. Em qualquer caso, as origens e a história exata da vodka estão longe de serem certas, há indícios de que pode vir da Pérsia.
Conclusão – História e Origem da Vodka
A vodka é provavelmente a bebida forte mais popular do mundo. A concentração de álcool varia de 35% a 50%. A vodka clássica, russa, lituana ou polonesa tinha concentração de 40%, o que está de acordo com os padrões russos para a produção da bebida, introduzidos em 1894 por Alexandre III. O químico Dmitri Mendeleev estabeleceu que a proporção ideal de dosagem para a vodka é de 38% de álcool.
Embora a vodka pura tradicional seja popular apenas no Leste e Norte da Europa, o produto é usado em todo o mundo para a preparação de coquetéis.
Não existe uma classificação uniforme de vodka. Na Polónia, a vodka é rotulada de acordo com o grau de pureza: standard (zwykly), premium (wyborowy) e deluxe (luksusowy). Na Rússia, a vodka rotulada osobaya é geralmente um produto de qualidade que pode ser exportado, enquanto krepkaya indica uma bebida com pelo menos 56% de álcool.
Até hoje, a indústria do álcool vem com novas bebidas que são derivadas ou usam a vodka.
Espero que tenha gostado! Marcas de Produtos
FONTE: https://historyofyesterday.com