Johnnie Walker – É uma marca de whisky escocês pertencente à Diageo e é produzido em Kilmarnock, condado de Ayrshire, Escócia. É a marca de whisky mais distribuída no mundo, vendida em quase todos os países, com vendas anuais de cerca de 130 milhões de garrafas.
Hoje, a linha compreende diferentes tipos, anos de envelhecimento e expressões da visão. O caráter delicioso e arredondado desses grandes whiskys pode ser apreciado puro, saboreado com gelo ou com um pouco de água.
Cada whisky Johnnie Walker é uma mistura de profundidades extraordinárias e sabores grandes e ousados. Explore as misturas especializadas desta grande casa de whisky.
Originalmente conhecido como Walker’s Kilmarnock Whisky, a marca Johnny Walker é um legado deixado por John ‘Johnnie’ Walker depois que ele começou a vender uísque em sua loja.
A marca se tornou popular apenas após sua morte, em 1857, quando seu filho, Alexander Walker e neto, Alexander Walker II estabeleceram a marca como uma das mais populares na Escócia.
O whisky escocês e como é feito o Johnnie Walker
Johnnie Walker é uma mistura de whiskies de grãos e uma mistura de maltes de diferentes destilarias. A linha Johnnie Walker se enquadra na categoria do que é chamado de whisky escocês misturado, uma das cinco categorias de uísque escocês.
Existem cinco categorias de uísque escocês. Cada uma dessas cinco categorias é feita de whisky de malte, whisky de grãos ou uma combinação de ambos.
A palavra “single” em single-malt Scotch não significa a quantidade de grãos utilizada. Em vez disso, significa que o uísque vem de uma única destilaria.
Se um uísque for engarrafado em mais de uma destilaria, usaremos a palavra “blended”.
As 5 categorias de whisky escocês:
- Scotch de malte simples
- Scotch de grão único
- Scotch misturado
- Scotch de malte misturado
- Scotch de grão misturado
A história da Johnnie Walker
A história de Johnnie Walker com o whisky começa, primeiramente, com o homem que deu seu nome: John “Johnnie” Wallker. Em 1820, abriu sua própria mercearia na próspera cidade de Kilmarnock.
Seu pai havia morrido no ano anterior e a fazenda foi vendida. O dinheiro foi usado para montá-la. Foi uma jogada inteligente. Naquela época, a maioria das mercearias estocava uma linha de single malts, mas eles nunca eram consistentes.
Isso não foi bom o suficiente para John. Então ele começou a misturá-los para criar um whisky que tinha o mesmo sabor sempre.
Quando John faleceu após uma vida plena e próspera em 1857, ele deixou seu filho, Alexander, com um negócio muito saudável.
Eram tempos de movimento rápido. A Grã-Bretanha foi o coração pulsante de uma Revolução Industrial que iria mudar absolutamente tudo. Em Kilmarnock, a ferrovia havia chegado, transportando mercadorias para grandes navios que viajavam pelos quatro cantos do mundo.
Vendo a popularidade de seus uísques entre os habitantes locais, John lançou sua própria marca de uísque, Walker’s Kilmarnock Whisky.
Portos movimentados em Glasgow e Greenock abriram as portas para um próspero comércio de importação e exportação, que deu início ao negócio de whisky Johnnie Walker.
Em 1860, o filho de John, Alexander Walker criou a tradicional garrafa quadrada, que acompanha a marca até hoje, possibilitando o armazenamento de um maior número de garrafas em um menor espaço físico.
Outra característica padrão das garrafas de Johnny Walker é a marca, que é selada na garrafa em um ângulo de 24 graus. O design, assim como o whisky, era inovador, icônico e desejável.
Alexander sabia reconhecer uma oportunidade de ouro quando ela se apresentava. Em 1867, lançou o primeiro blend comercial Johnnie Walker e o chamou de Old Highland Whisky. Também, desenvolveu a mistura Red Label casando whiskys leves com expressões escuras e turfosas.
Em seguida, deu o passo esperto e contratou capitães de navios como seus agentes para transportar seu whisky.
A partir daí, o sucesso exponencializou e nunca mais parou.
A Família Johnnie Walker – Os tipos e quantos anos têm cada whisky (do barato ao mais caro)
Red Label – 8 anos
Este é o Scotch mais popular da marca. Johnnie Walker Red Label é o Blend Pioneiro, que lançou o a marca Johnnie Walker no mundo. Muito versátil e universalmente atraente, com sabor intenso e vigoroso que se destaca mesmo quando misturado.
Johnnie Walker Red Label é o whisky escocês mais vendido no mundo. Perfeito para festas e encontros entre amigos, tanto em casa como fora.
É um uísque áspero, jovem e feito para refrigerante – literalmente. Quando a doença Phylloxera atingiu as videiras na França, o Johnnie Walker Red foi desenvolvido para substituir o conhaque e o refrigerante, uma bebida popular na Europa.
Black Label – 12 anos
Johnnie Walker Black Label é um verdadeiro ícone, reconhecido como uma inspiração para todas as outras marcas da categoria. Criado com apenas whiskies 12 anos vindos dos quatro cantos da Escócia, tem um inconfundível profundo, suave, complexo toque.
Um whisky impressionante para compartilhar em qualquer ocasião, seja um encontro com amigos ou uma noite inesquecível.
O Johnnie Walker Black contém 30 a 40 maltes diferentes. É mais robusto que o Blue e menos refinado também. Uma proporção maior de uísques Islay fornece um nível notável de turfa e fumaça. Milho e trigo caracterizam o uísque de grão base sobre o qual os maltes são adicionados.
Double Black – 12 anos
Double Black é inspirado nos sabores icônicos e transforma eles em um blend com com intensidade sem igual. Johnnie Walker Double Black®é melhor apreciado com água para desvendar suas complexas camadas de especiarias latentes e defumado.
Um blend formidável para compartilhar em qualquer ocasião. Não se confunda: o “double” neste caso simplesmente se refere aos maltes extras de turfa e fumaça usados na mistura, e não é usado como um termo de toda a indústria.
Para aqueles que amam grandes whiskies de Islay e querem experimentar um blended scotch, esta seria uma boa escolha.
Green Label – 15 anos
Green Label está de volta e, desta vez, veio para ficar. Produzido a partir de maltes das regiões de Speyside, Highland, Lowland e Island, foi maturado por pelo menos 15 anos.
O Green se enquadra em uma categoria escocesa diferente. É um uísque escocês de malte misturado, e isso significa que nenhum uísque de grão foi usado: é uma mistura de maltes de destilarias de malte único.
Tem uma sensação mais rica na boca e aterra mais fortemente o paladar. Para bebedores de single malt com aversão ao risco, Green é seu amigo.
Gold Label – 18 anos
Gold Label Reserve é luxuoso, cremoso e com toque de mel, é um tributo à harmoniosa parceria entre os whiskies Speyside e Highland com apenas um toque de brasas latentes da Costa Oeste.
Relançado em 2012, o coração do Gold está centrado em uma destilaria das montanhas chamada Clynelish. Recomenda-se que bebesse bem gelado, direto da geladeira.
O uísque gelado condensa o sabor para que certas moléculas aromáticas sejam silenciadas. O Gold desce suave e facilmente – é aquele que pode substituir o seu hábito habitual de vinho.
Platinum Label – 18 anos
Platinum Label foi inspirado na tradição de Johnnie Walker & Sons de oferecer blends especiais para um círculo fechado de amigos da família.
Com blends de whiskies que foram maturados por no mínimo 18 anos, combina sabores sofisticados e contemporâneos com sabores Johnnie Walker clássicos.
A Johnnie Walker introduziu o Platinum há apenas alguns anos, com um preço que fica logo atrás do Blue Label. É um Scotch de 18 anos, o que significa que todos os ingredientes na garrafa são envelhecidos na Escócia por um mínimo de 18 anos – alguns provavelmente mais.
É ótimo para quem quer uma declaração de idade em sua garrafa de uísque. É mais rico que o Azul, mas menos robusto e esfumaçado que o Black.
Johnnie Walker Blue Label – 21 anos
Blue Label é uma obra prima incomparável. Com um blend requintado feito a partir de alguns dos mais extraordinários e excepcionais whiskies Escoceses.
Apenas um a cada dez mil barris possui a indescritível qualidade, personalidade e sabor para entregar “a notável assinatura de sabor” de Blue Label. Um whisky extraordinário para ocasiões extraordinárias.
O coração de malte de Blue vem de uma destilaria chamada Royal Lochnagar, que produz um uísque escocês não trufado, levemente cremoso e floral.
Uma pitada de uísque defumado de Islay aumenta a base do uísque de grão doce, o Royal Lochnagar, e uma pitada de maltes vintage. Esta é uma mistura que irá agradar a muitos paladares.
Espero que tenha gostado! Marcas de Produtos