Marcas de cervejas – A primeira prova sólida da produção de cerveja vem do período dos sumérios por volta de 4.000 aC. Durante uma escavação arqueológica na Mesopotâmia, foi descoberto um desenho em pedra que mostrava aldeões bebendo uma bebida de uma tigela com canudos.
Os arqueólogos também encontraram uma ode a Ninkasi , a deusa padroeira da fabricação de cerveja. Este poema também continha a receita mais antiga conhecida para fazer cerveja usando cevada de pão.
Primeiras cervejarias e marcas de cervejas
No século 13 dC, a cerveja finalmente começou a ser produzida comercialmente na Alemanha, Inglaterra e Áustria. Grandes quantidades de jarras de cerveja, ainda contendo evidências da cerveja, foram descobertas em uma tumba na vila de Kasendorf, no norte da Baviera, perto de Kulmbach.
Os cervejeiros alemães logo estabeleceram o padrão para a maioria dos fabricantes de cerveja na Europa. A cerveja deles era da mais alta qualidade, principalmente porque estava muito fria e tinha um sabor melhor.
A primeira marca de cerveja que tem registrado é a Weihenstephaner: que ainda em está produção!
Fundada no ano de 1040 por monges e reconstruída quatro vezes durante as grandes guerras Medievais, a cervejaria Weihenstephan fica localizada em Freising, mais específicamente no topo da colina Weihenstephan, perto de Munique.
Neste conteúdo vamos conhecer as 16 marcas de cervejas mais vendidas do Brasil
Brahma
Com a leveza e o aroma maltado e tostado destes ingredientes, surgiu uma combinação única: cor dourada, espuma cremosa e sabor inconfundível pra quem ama uma cerveja marcante e gelada.
A história começou em 1888 com a fundação da Brahma no Rio de Janeiro. O suíço Joseph Villiger chega ao Brasil em 1888. Junto com os brasileiros Paul Fritz e Ludwig Mack, inauguram a Cerveja Brahma Villiger & Companhia, no Rio de Janeiro.
Nasce a Brahma e o chopp Brahma. Com o tempo, começam aprimorar a cerveja para torná-la cada vez mais perfeita para o nosso clima tropical. A cervejaria Brahma começa a produzir diversos estilos, além de abrasileirar queridinhas como a Pilsen com a Guarany e Ypiranga.
Em 1998 tem início da exportação do Chopp Brahma para a Europa, começando pela França. Aqui, se deram os primeiros passos para a internacionalização da marca.Brahma passa a fazer parte da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), resultado da fusão com a cervejaria Antártica.
Heineken
Gerard Adriaan Heineken nasceu em uma família de comerciantes da Holanda em 1841. A Heineken é uma cervejaria holandesa fundada em Amsterdã no ano de 1864.
A cervejaria cresceu na mesma velocidade que Amsterdã, e a dedicação de Gerard à qualidade a transformou em um sucesso instantâneo. Ele fez isso sem perder de vista o mais importante: ser uma cervejaria familiar que colocava a pureza e a excelência da cerveja em primeiro lugar.
No século 19, criou uma levedura A exclusiva. Desde então, a levedura tem sido a chave para o equilíbrio do sabor característico da Heineken com notas frutadas sutis que pessoas de todas as partes do planeta amam. Como pode imaginar, sempre seremos fiéis à nossa levedura A. Nunca haverá necessidade de um Plano B.
A Heineken tem uma rica história de engajamento com torcedores em vários níveis. Isso nos permite estar presentes onde os clientes estão e fazer parte de seu estilo de vida.
Budweiser
A Budweiser foi fundada nos Estados Unidos, em 1876, por um imigrante alemão, Adolphus Busch. Ele assumiu a cervejaria que antes era de seu sogro e introduziu a Budweiser no portfólio da então chamada Cervejaria da Bavária.
Desde então, Bud acompanhou diversos momentos históricos e foi sua base sólida que a fez ser parte de tantos movimentos e, ainda assim, seguir consagrada e respeitada como a cerveja que olha para o futuro e busca inspirar seus consumidores.
Hoje Budweiser é vendida em mais de 85 países, mas segue sendo uma marca icônica, ancorada nos valores de autenticidade, liberdade e convicção.
O processo de produção da Budweiser é diferenciado, por utilizar lascas de Beechwood (madeira especial) durante os processos de fermentação e maturação. O resultado é uma cerveja de sabor único e com equilíbrio perfeito: marcante no início e suave no final. Uma das marcas de cervejas mais vendidas do mundo.
Becks
A Cerveja Becks é uma legítima German Lager Puro Malte que segue a risca a Lei da Pureza da Cerveja desde 1873. O resultado é uma cerveja de amargor intenso, sabor marcante e excepcional pureza!
Produzida com ingredientes de alta qualidade e cuidadosamente selecionados, ela traz o melhor do estilo German Pilsner. Ao degustar você pode apreciar um sabor marcante com amargor intenso, além de alta refrescância e personalidade.
Harmonize a sua Beck’s com frango, frutos do mar e peixes. Ela é provocante, cheia de personalidade com um sabor característico e único.
Antarctica
Como toda típica cerveja do tipo pilsen, ANTARCTICA é clara e tem baixa fermentação. Tem aroma, sabor e amargor suaves. É uma clássica cerveja pilsen leve e saborosa. Seu aroma levemente frutado e o balanço entre a acidez e o dulçor são bastante característicos.
A Antarctica foi fundada em 1885 e inicialmente era um abatedouro de suínos, de propriedade de Joaquim Salles junto com outros sócios, localizada no bairro de Água Branca, na cidade de São Paulo.
A empresa possuía uma fábrica de gelo com capacidade ociosa e isso despertou o interesse do cervejeiro alemão Louis Bücher, que desde 1868 possuía uma pequena cervejaria.
Os dois empresários se associaram, e em 1888 criou-se a primeira fábrica de cerveja do país com tecnologia de baixa fermentação, com uma capacidade de produção de 6 mil litros diários.
Dentro do contexto histórico, o Brasil passava do Império para a República em 1889. Nesta época o Brasil efetivamente iniciava seu processo de industrialização.
Em 9 de fevereiro de 1891 foi oficialmente fundada a “Companhia Antarctica Paulista” como sociedade anônima, com 61 acionistas.
Skol
A clássica redonda que anima qualquer momento. Seu nome vem da palavra escandinava skål, que significa “à vossa saúde/à nossa saúde”; expressão comum que antecede brindes. É hoje a maior do segmento no mercado brasileiro e a quinta maior do segmento no mundo.
Cerveja do tipo Pilsen, Skol é uma cerveja clara, com aroma refinado e sabor leve e suave. Skol Pilsen é uma típica cerveja clara, com aroma refinado e sabor leve e suave. Seu teor de amargor é menos acentuado e seu teor alcoólico é médio.
A cerveja Skol Pilsen foi lançada em 1959 na Europa e chegou ao Brasil em 1967, sob licença, após alcançar grandes resultados no velho continente. Inicialmente foi a Cervejaria Rio Claro, fabricante da Caracu, que lançou o produto no Brasil, e na sequência a Brahma adquiriu a marca para uso exclusivamente no país.
Foi pioneira ao lançar a primeira lata de alumínio em 1989. Junto do padrão internacional de embalagens descartáveis, lançou em 1996 a embalagem long neck de 355ml de conteúdo. Em 1997 trouxe ao mercado a primeira lata com boca redonda.
Corona Extra
Corona Extra é a cerveja mais vendida e a marca mais exportada do México. Esta cerveja do tipo Pilsen foi produzida pela primeira vez em 1925 pela Cervecería Modelo, localizada na Cidade do México. Possui sabor leve de baixa graduação alcoólica.
Uma fatia de limão no gargalo reforça a acidez com suas doses cítricas, fazendo com que a experiência de tomar a Corona se torne especial
Corona não é só uma cerveja, é um estilo de vida. Um convite para se desconectar da rotina e aproveitar mais a vida lá fora, na praia e curtindo um pôr do sol com os amigos.
Stella Artois
Stella Artois é a puro malte belga com lúpulo nobre e sabor único. Foi criada em 1926.
Stella Artois nasceu como uma edição especial de Natal. A cerveja era brilhante e clara, por isso recebeu o nome de Stella – estrela em latim.
O seu sabor conquistou os paladares e Stella Artois tornou-se a cerveja símbolo da Bélgica. Pouca coisa mudou na produção de Stella Artois ao longo dos anos.
A experiência e a tradição cervejeira de mais de 600 anos resultam em uma lager muito bem equilibradas. Uma cerveja de sabor intenso e com final suave. Stella Artois foi criada para ser saboreada. Uma das marcas de cervejas mais conhecidas do mundo.
Polar
Produzida a partir de maltes e lúpulos selecionados, Polar Export tem cor clara, processo de baixa fermentação, com aroma, sabor e amargor suaves. É uma herança do Rio Grande do Sul, onde foi lançado em 1929, na cidade de Estrela.
Em 1972 o controle da Cervejaria Polar foi adquirido pela Cia. Paulista Antarctica.
É reconhecida no Brasil inteiro como a cerveja gaúcha. Foi em outubro de 1912 a fundação da cervejaria que veio depois a produzir a famosa Polar Chopp e muitas outras bebidas de sucesso, como o Guaraná Frisante e a cerveja Casco Escuro.
A fábrica original de Estrela já não está ativa, mas a marca segue firme, sob controle acionário da AmBev desde 1999. É a maior e mais antiga marca regional da AmBev.
Tem como ponto forte o marketing de ser vendida apenas dentro do estado do Rio Grande do Sul, onde o rótulo for export foi trocado para no export. Seu slogan – A melhor é daqui – identifica a relação que o povo do Rio Grande do Sul tem com este produto.
Serramalte Marcas de cervejas
Serramalte é uma cerveja puro malte, de cor dourado escura, encorpada, com um sabor maltado bastante presente e um amargor pronunciado.
A Cervejaria Serramalte (antiga Cervejaria e Maltaria da Serra Ltda) foi fundada em janeiro de 1953 na cidade de Getúlio Vargas, no estado do Rio Grande do Sul.
A cervejaria foi adquirida pela Antarctica em 1980 e posteriormente com a fusão desta com a Brahma para criar a AmBev nos anos 2000, passando a integrar o grupo de marcas da mesma.
Atualmente é uma cerveja tipo extra, comercializada em garrafa de 600 ml e lata. A cerveja não é mais produzida em Getúlio Vargas.
Amstel Bier
Em 1870, Charles de Pesters e Johannes van Marwijk Kooij sentiram que a cerveja disponível para o povo de Amsterdã simplesmente não era bom o suficiente. Eles olharam para as técnicas bávaras de cerveja pilsner para criar malte com mais profundidade e sabor – que superaria as cervejas finas e fermentadas da época.
Naquele ano, a Cervejaria Amstel foi construída em Mauritskade, em Amsterdã. Agora, quase 150 anos depois, não só os holandeses, mas pessoas de todo o mundo conhecem a excelente qualidade do Amstel.
Tanto o Amstel, quanto a própria cidade de Amsterdã têm o nome do rio Amstel, que atravessa a cidade. A cervejaria usava a água do rio para produzir o esquife e mantê-lo frio, de modo que sempre era capaz de fornecer refrescos ao povo de Amsterdã.
O icônico círculo vermelho e branco dentro do círculo Amstel representa bolas de bilhar. Os fundadores da Amstel adoravam jogar bilhar juntos e o logotipo ainda representa seu compromisso e amizade hoje.
Schin e Nova Schin – Marcas de cervejas
Fundada em 1939 em Itu, cidade do interior de São Paulo pela família Schincariol, primeiramente foi projetada para ser uma fábrica de refrigerantes e que por muito tempo teve a Itubaína como seu principal produto.
Foi apenas em 1989 que a Schin começou a produzir marcas de cervejas, um fato que se deu pois as cervejarias tradicionais não conseguiam suprir a demanda no verão. A aposta deu muito certo, pois sua produção era voltada para um público que buscava uma cerveja mais barata e acessível.
Em meados dos anos 2000, a marca deu um novo passo rumo a consolidação de sua identidade, lançando a Nova Schin. A marca investiu em lendárias propagandas, onde bordões pegajosos marcaram sua popularidade e claro, caiu no gosto dos brasileiros mais uma vez.
Em 2011, a Schin foi vendida e passou a ser um braço da Brasil Kirin, que detém uma grande fatia das marcas de cerveja no cenário atual brasileiro. Em 2017, a Heineken compra o grupo Kirin e passa a administrar todas as marcas que fazem parte desse grande grupo.
Bavaria
Conhecida por ser a “cerveja dos amigos” e por colocar famosos cantores sertanejos em suas propagandas, como Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo & Luciano… Criada em 1877, a Bavaria é uma das cervejas mais antigas do país.
Do tipo Pilsen, é produzida com malte obtido de sementes de cevada cultivada nas regiões de maior tradição no Hemisfério Norte. Sua qualidade é atestada por inúmeras premiações internacionais concedidas desde 1893.
Kaiser – Marcas de cervejas
Kaiser é uma marca de cerveja brasileira lançada em Divinópolis, Minas Gerais no dia 22 de abril de 1982 por Luiz Otávio Possas Gonçalves. Suas campanhas de marketing ficaram conhecidas nos anos 90 através de seu protagonista, o ator José Valien, o Baixinho da Kaiser.
A cerveja KAISER é refrescante, suave, saborosa e representa o espírito democrático e divertido dos bares brasileiros. Ela é perfeita para acompanhar momentos de descontração e diversão entre os amigos.
Luiz Otávio Possas Gonçalves era dono da franquia da Coca-Cola em Minas Gerais. No início da década de 1980, a empresa sofria a ameaça de falência porque Brahma e Antarctica promoviam a venda casada de seus refrigerantes junto com suas cervejas para os pontos de venda.
Possas decidiu que, com uma cerveja, poderia combater as duas marcas de igual para igual. Fez um curso de mestre cervejeiro em Munique e abriu a Kaiser em 1982.
Em quatro meses a Coca-Cola conseguiu elevar sua participação no mercado de 15 para 48%, e logo as outras engarrafadoras da empresa no país queriam a Kaiser também.
Bohemia
A história da Cervejaria Bohemia se mistura com a própria história do Brasil. Fundada em 1853, na cidade de Petrópolis graças a um decreto de Dom Pedro II.
Havia uma grande comunidade alemã na região e, para atender à demanda da comunidade por boa cerveja, o imigrante alemão Henrique Leiden construiu por ali uma cervejaria bastante moderna e começou a produzir a Pilsen, novidade criada em 1842 na Boêmia (atual República Tcheca) e conquistara o mercado europeu pela leveza e clareza.
Em homenagem à terra natal da Pilsen, a fábrica recebeu o nome de Cervejaria Bohemia. É por isso que, apesar de ser a primeira cervejaria do Brasil e trazer consigo toda essa tradição, Bohemia é considerada uma cervejaria de vanguarda e inovação.
A Cervejaria, em Petrópolis-RJ, também é o centro cultural da marca e é possível visitar para saber mais sobre a história e os processos cervejeiros de várias marcas de cervejas
Spaten – Marcas de cervejas
A Spaten Brewery é considerada a marca de cerveja alemã mais importante no desenvolvimento da produção de lager. Os registros sugerem que havia uma Cervejaria Spaten já em 1397, mas foi no início do século 19, que Spaten, apareceu comercialmente.
Muito do crédito pelo lugar de Spaten na história da fabricação de cerveja deve ser atribuído a Gabriel Sedlmayr (o Jovem) que abraçou a invenção da energia a vapor de várias maneiras. Ele viajou pela Europa de trem para estudar técnicas de fabricação de cerveja na Áustria, Suíça, Prússia, Bélgica e Grã-Bretanha, onde os cervejeiros estavam explorando vigorosamente o controle de temperatura.
Spaten adotou o logotipo da pá em 1884 como um movimento de marketing inovador. Em 1922, as cervejarias Spaten e Franziskaner-Leist fundiram-se formalmente.
Então, em 1997, a empresa se fundiu com a Cervejaria Löwenbräu. Em 2003, este novo empreendimento foi posteriormente adquirido pela empresa mais tarde conhecida como Anheuser-Busch InBev.
Conclusão sobre Marcas de Cerveja
Hoje, podemos nos considerar incrivelmente sortudos. Vivemos em uma época em que não apenas você pode beber quando quiser, mas também temos uma incrível variedade de marcas cervejas diferentes para escolher.
Existem dezenas de milhares de cervejarias nos, e elas estão produzindo uma variedade infinita de diferentes estilos e sabores de cerveja.
Espero que tenha gostado! Marcas de Produtos