Whisky ou Uísque – É uma bebida destilada escura feita de uma variedade de grãos, incluindo cevada, milho, centeio e trigo. É destilado em todo o mundo, mais popularmente na Irlanda, Escócia, Estados Unidos, Canadá e Japão.
Existem vários estilos de whisky e alguns países têm regulamentos que estipulam a forma como é produzido. Seja uísque irlandês, scotch, bourbon ou uísque canadense, é o licor mais popular do mundo e é usado em inúmeras receitas de coquetéis e shot.
Surpreendentemente, os indianos são os que mais consomem uísque, embora o uísque do próprio país raramente seja exportado.
História e origem do Whisky ou Uísque
A palavra “uísque” vem do gaélico uisge , uma versão abreviada de uisge beatha que significa “água da vida”, também conhecida como aqua vitae em latim. O uísque foi originalmente usado como medicamento, tanto como anestésico interno quanto como antibiótico externo.
As técnicas de destilação foram trazidas para a Irlanda e a Escócia em algum momento entre 1100 e 1300 por monges. Como o vinho não era facilmente obtido ali, a cerveja de cevada era destilada em um licor que se tornou uísque.
A fabricação de bebidas destiladas estava limitada a boticários e mosteiros até o final do século XV. O uísque chegou à América do Norte com imigrantes irlandeses e escoceses e também se espalhou pelo mundo.
Como é feito o Whisky ou Uísque
Embora os vários estilos de whisky usem métodos ligeiramente diferentes, todos são essencialmente feitos da mesma maneira. O uísque começa da mesma forma que a cerveja com uma mistura de grãos – geralmente cevada, milho, centeio ou trigo.
Alguns, como no caso da cevada, também podem ser maltados. Os grãos são misturados com água e fermento para a fermentação, que converte amidos em açúcares que se transformam em álcool.
Depois disso, é passado por um destilador – um destilador que aquece o líquido em um vapor concentrado. Isso sai do outro lado como um destilado líquido de alta resistência que é límpido.
Quase todo uísque é envelhecido em barris por pelo menos alguns anos. Isso transmite sabores de carvalho e madeira, escurece o licor e suaviza o álcool forte.
Após a barragem, o uísque é então misturado com outros barris ou diferentes estilos de uísque e frequentemente diluído para a força de engarrafamento.
O uísque é normalmente engarrafado com 40% de álcool por volume (ABV, 80 prova) ou um pouco mais. Alguns uísques com força de barril, que não são diluídos, podem chegar a 140 provas.
Qual é o gosto do whisky?
Cada estilo de whisky e cada marca dentro do estilo terão características de sabor diferentes. Em geral, porém, o uísque tem um sabor granulado, amadeirado e de carvalho com notas de caramelo, baunilha, frutas e especiarias. Alguns uísques têm uma forte queimadura de álcool, enquanto outros são excepcionalmente suaves.
Tipos de Whisky ou Uísque
Alguns estilos de Whisky ou Uísque são altamente regulamentados e outros não. Bourbon, por exemplo, deve atender a certos critérios para usar esse nome no rótulo. Em contraste, um “whisky misturado” genericamente rotulado pode ser feito em qualquer lugar e usar quaisquer ingredientes ou métodos de produção.
Cada estilo também possui características próprias, o que atrai bebedores de gostos diversos.
Uísque de Malte Único ou Single Malt
Este termo é usado para distinguir um uísque que é produzido em uma única destilaria usando um único grão maltado. Você pode encontrar single malts em uísques escocês, irlandeses e japoneses, e uísques de outros países.
Uísque irlandês
Este uísque deve ser destilado na Irlanda e é mais frequentemente misturado, embora haja single malts disponíveis. Normalmente, o whisky irlandês é destilado triplamente de cevada não maltada e deve ser envelhecido por pelo menos três anos. O estilo é conhecido por ser suave, leve e muito bebível.
Scotch Whisky
Scotch inclui single malts feitos de cevada maltada e whisky misturado que inclui whisky de grãos. O sabor característico é um sabor esfumaçado que é transmitido pela secagem do malte em fogo movido a turfa. Diferentes regiões da Escócia também produzem single malts com características individuais.
Bourbon Whisky
Este estilo só pode ser feito na América e tem alguns dos regulamentos mais rígidos. Deve ser feito de pelo menos 51 por cento de milho, destilado a não mais de 160 provas, barrado não superior a 125 provas e envelhecido em barris novos de carvalho carbonizados. O sabor varia, embora a maioria do bourbon tenha um sabor robusto.
Uísque Tennesse
A maioria das caracterísiticas para o bourbon se aplicam ao uísque do Tennessee, mas deve ser feito dentro do estado americano. Ele também passa por uma filtragem de carvão chamada Lincoln County Process, que suaviza o whisky ao mesmo tempo que lhe dá um leve sabor de madeira queimada.
Whisky canadense
O Canadá é famoso pelos whiskies mistos que estão entre os mais suaves do mundo. O centeio é um grão favorito, embora os uísques que entram nas misturas sejam feitos de uma variedade de grãos. Não é incomum para um uísque canadense usar 20 ou mais ingredientes – principalmente uísque, mas também coisas como xerez – em uma mistura.
Whisky japonês
O Japão aprendeu a fazer whisky na Escócia, por isso as técnicas e características são muito semelhantes. Ele tende a se concentrar em single malts com e são considerados uísques muito finos.
Moonshine
Também chamado de “white dog” ou, na Irlanda, potcheen , moonshine é o uísque não envelhecido. Essencialmente, é uísque cru direto do destilado (possivelmente diluído), sem a suavidade, cor ou sabores extras conferidos pelos barris de madeira. Ele já foi relegado a alambiques e bebidas alcoólicas caseiras feitas ilegalmente, mas há um mercado legal crescente para ele hoje.
Como Beber Whisky
Não existe maneira errada de beber whisky. Os uísques sofisticados (por exemplo, uísque realmente velho e bourbons especiais) costumam ser apreciados puro. Algumas pessoas gostam de uísque com gelo, enquanto outras adicionam um pouco de água. Isso pode abrir os aromas e sabores, principalmente de uísques de alta qualidade.
O Whisky ou Uísque também é encontrado em inúmeras receitas de coquetéis. Isso inclui bebidas mistas simples em que uma dose de uísque é coberta com um refrigerante leve ou cola em um copo alto cheio de gelo.
Também é habilmente enfeitado com laranja, açúcar e bitters como nos antigos. Os Manhattans são o equivalente ao uísque dos Martinis e há muitas variações desse estilo digno de um jantar.
Receitas de Coquetéis com Whisky ou Uísque
As receitas de coquetéis de uísque são tão diversas quanto aquelas que usam vodka e rum. Algumas bebidas são melhores com certos estilos de uísque, enquanto outras são jogo justo para qualquer garrafa que você tenha em mãos.
Visto que o uísque é tão diverso em si mesmo, você nunca ficará entediado com receitas comprovadas e verdadeiras enquanto explora os vários estilos e marcas disponíveis.
- John Collins
- Manhattan
- Mint Julep
- Antiquado
- Whisky Sour
Marcas populares de Whisky ou Uísque
Existem muitas centenas de marcas de uísque, às vezes centenas dentro de uma única categoria. Muitas marcas também oferecem vários engarrafamentos, de modo que a exploração do uísque é quase infinita.
No entanto, algumas marcas de Whisky ou Uísque se destacam nas prateleiras lotadas de bebidas e são as mais conhecidas em seus respectivos estilos.
- Jack Daniel’s Tennessee Whiskey
- Jameson Irish Whiskey
- Whisky Jim Beam Bourbon
- Johnnie Walker Scotch Whisky
- Logan’s Deluxe
- Uísque japonês Suntory Yamazaki
Espero que tenha gostado! Marcas de Produtos!